INFORMAÇÃO
olá! Me chamo Marina Luna, sou fotógrafa, artista e formada em arquitetura e urbanismo.

Comecei a estudar fotografia em 2008 e em 2012 realizei minha primeira exposição individual intitulada “Todo Italiano”, dentro da programação do festival Hercule Florence, em Campinas. No ano seguinte expus na galeria sede, na mesma cidade, a mostra  “Espaço Construído”.  E em 2017, fiquei entre as finalistas do concurso Visualidade Nascente participando com quatro obras de uma exposição coletiva MAC USP.

Sou mestre em história da arquitetura, pela FAU USP, e para o desenvolvimento de minha pesquisa, que teve como objeto edifícios romanos do século XVI, foi de extrema importância meu olhar fotográfico, já que a dissertação contou com um amplo registro das edificações estudadas.

Tenho dois fotolivros produzidos: “Por que Emma deseja um amante?” (2019) em que questiono a tipologia construtiva neoclássica nas cidades brasileiras; e “Obras do meu avô” (2020) em que abordo um incidente ocorrido com meu tio quando ele tinha sete anos, e invocando memórias familiares tento construir, por meio da arquitetura, uma relação com meu avô materno, que não conheci. No momento estou desenvolvendo meu terceiro fotolivro que trata sobre as transformações internas despertadas pelo meu puerpério.

Paralelamente trabalho com fotografia de arquitetura e interiores desde 2014, e mais recentemente comecei a retratar famílias em seu cotidiano, o que me possibilita conhecer pessoas e histórias e compor, com elas, memórias. Nesse campo meu objetivo como fotógrafa é criar lembranças por meio de registros bonitos e significativos para as famílias, com suas singularidades., principalmente para as mães, que raramente aparecem nas fotos.




Marina Luna (1988) - fotógrafa brasileira, residente em São Paulo.
/graduada em arquitetura e urbanismo | UNICAMP (2014)
/mestre em história da arquitetura | FAU-USP (2018)

/intercâmbio na Libera Università di Bolzano (2012) | fotografia de arquitetura e design gráfico
/exposição individual - "Todo Italiano", festival Hercule Florence, Campinas (2012)
/exposição individual - "Espaço Construído" - Galeria Sede, Campinas (2013)
/exposição coletiva - "Visualidade Nascente" (finalista) - MAC USP (2017)

©marina luna